terça-feira, 6 de novembro de 2012

Banho quente mais econômico







Pesquisadores da Unicamp projetam sistema para substituir o uso de chuveiro elétrico em prédios. A tecnologia permitiria uma redução de 50% nas despesas dos consumidores com aquecimento de água.


O chuveiro elétrico é um dos eletrodomésticos que mais consomem energia. Com o objetivo de contribuir para reduzir o gasto energético em edifícios, o engenheiro Obed Alexander Córdova Lobatón desenvolveu, em seu mestrado na Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), um sistema mais econômico para aquecer a água do banho.
Trata-se da instalação, no alto do prédio, de uma bomba de calor que aqueceria água constantemente e alimentaria um reservatório. Essa bomba é um dispositivo movido a energia elétrica que retira calor do ar ambiente e o transfere para a água que segue para o reservatório. A energia elétrica consumida pela bomba equivale a apenas 30% da energia total obtida pelo dispositivo para aquecer a água – os outros 70% vêm do ambiente.
O reservatório estaria ligado a um encanamento exclusivo que abasteceria os diversos apartamentos junto com uma tubulação de água fria. “A regulagem da temperatura seria feita pelo usuário ao misturar água das duas tubulações”, explica o coordenador da pesquisa, o engenheiro José Ricardo Figueiredo.
Durante o estudo, os pesquisadores projetaram, com a ajuda de uma ferramenta matemática, o desenho de uma bomba de calor capaz de aquecer água para um prédio de 10 andares e 40 apartamentos. “Nós ajustamos o tamanho da bomba e a disposição dos tubos de condução de calor para que menos energia fosse consumida”, explica Figueiredo. “Em comparação com o uso do chuveiro elétrico, a adoção desse sistema de aquecimento central geraria redução de cerca de 75% no consumo energético.”

fonte: Ciência Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário