quinta-feira, 8 de novembro de 2012

A invenção do raio-x: 117 anos!





Hoje, 8 de novembro, completam-se 117 anos da primeira vez que raios X foram observados. O mérito foi do físico alemão Wilhelm Conrad Röntgen. À época, ele estudava a passagem de uma corrente elétrica num tubo de vácuo: acabou se deparando 
com os raios X. A descoberta dessa radiação - que pode 'revelar' substâncias opacas à luz comum - teve enorme repercussão e, como hoje sabemos, várias aplicações ao longo dos anos. 


Além disso, rendeu a Röntgen o primeiro Nobel de Física, em 1901.
A foto em destaque é  a primeira radiografia da história. De quem são essas mãos? De Bertha, esposa do físico, que se expôs por 15 minutos à radiação para ter o contorno de seus ossos impressos numa chapa fotográfica.

Leia, em inglês, a história dessa e de outras radiografias: 





Confira tradução de artigo publicado pelo próprio Röntgen, em 1895, sobre o feito:





Leia artigo, em português, em comemoração à descoberta:

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Banho quente mais econômico







Pesquisadores da Unicamp projetam sistema para substituir o uso de chuveiro elétrico em prédios. A tecnologia permitiria uma redução de 50% nas despesas dos consumidores com aquecimento de água.


O chuveiro elétrico é um dos eletrodomésticos que mais consomem energia. Com o objetivo de contribuir para reduzir o gasto energético em edifícios, o engenheiro Obed Alexander Córdova Lobatón desenvolveu, em seu mestrado na Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), um sistema mais econômico para aquecer a água do banho.
Trata-se da instalação, no alto do prédio, de uma bomba de calor que aqueceria água constantemente e alimentaria um reservatório. Essa bomba é um dispositivo movido a energia elétrica que retira calor do ar ambiente e o transfere para a água que segue para o reservatório. A energia elétrica consumida pela bomba equivale a apenas 30% da energia total obtida pelo dispositivo para aquecer a água – os outros 70% vêm do ambiente.
O reservatório estaria ligado a um encanamento exclusivo que abasteceria os diversos apartamentos junto com uma tubulação de água fria. “A regulagem da temperatura seria feita pelo usuário ao misturar água das duas tubulações”, explica o coordenador da pesquisa, o engenheiro José Ricardo Figueiredo.
Durante o estudo, os pesquisadores projetaram, com a ajuda de uma ferramenta matemática, o desenho de uma bomba de calor capaz de aquecer água para um prédio de 10 andares e 40 apartamentos. “Nós ajustamos o tamanho da bomba e a disposição dos tubos de condução de calor para que menos energia fosse consumida”, explica Figueiredo. “Em comparação com o uso do chuveiro elétrico, a adoção desse sistema de aquecimento central geraria redução de cerca de 75% no consumo energético.”

fonte: Ciência Hoje

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Números irracionais




Número irracional é um número real que não pode ser obtido pela divisão de dois números inteiros, ou seja, são números reais mas não racionais. O conjunto dos números irracionais é representado pelo símbolo \,\!\mathbb{I}.

    A primeira descoberta de um número irracional é geralmente atribuída a Hipaso de Metaponto, um seguidor de Pitágoras. Ele teria produzido uma demonstração (provavelmente geométrica) de que a raiz de 2 (ou talvez que o número de ouro) é irracional. No entanto, Pitágoras considerava que a raiz de 2 "maculava" a perfeição dos números, e portanto não poderia existir. Mas ele não conseguiu refutar os argumentos de Hipaso com a lógica, e a lenda diz que Pitágoras condenou seu seguidor ao afogamento.
A partir daí os números irracionais entraram na obscuridade, e foi só com Eudoxo de Cnido que eles voltaram a ser estudados pelos gregos. O décimo livro da série Os elementos de Euclides é dedicado à classificação de números irracionais.
Foi só em 1872 que o matemático alemão Dedekind (de 1831 a 1916) fez entrar na Aritmética, em termos rigorosos, os números irracionais que a geometria sugerira havia mais de vinte séculos.



sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Energia solar mais acessível


Todos sabemos da abundância de energia solar em nosso país, do quanto ela é uma matriz energética limpa e das suas potencialidades. No entanto, são os altos custos dos equipamentos coletores que até hoje impediram a ampliação do seu uso. Mas essa realidade está começando a mudar! Veja a matéria na íntegra:

http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/do-laboratorio-para-a-fabrica/o-novo-patamar-da-energia-solar

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Experimento caseiro de Química



Com um pouco de criatividade e ingredientes que podem ser comprados num supermercado, é possível fazer experimentos simples, que tornam os estudos muito mais divertidos e interessantes! Esse é um que nos faz entender melhor o que é um indicador ácido-base, e como ele funciona! Só clicar no vídeo abaixo, mas cuidado pra não tocar nem ingerir nada!


http://www.youtube.com/watch?v=ezPSwEug40A

Intrigante!


Os pares de quadrados perfeitos: 144 e 441, 169 e 961, 14884 e 48841

e suas respectivas raízes:

12 e 21, 13 e 31, 122 e 221, são formados pelos mesmos algarismos, porém escritos em ordem inversa! 

Foi o matemático Thébault (1882-1960) quem percebeu essa "coincidência" em 1937. Até hoje não sabemos porque alguns quadrados tem esse comportamento e outros não!


terça-feira, 9 de outubro de 2012

Nobel premia técnicas para reprogramar as células







O Prêmio Nobel em Fisiologia ou Medicina de 2012, anunciado ontem, homenageia os 50 anos de uma das buscas mais fascinantes da biologia: a tentativa de criar uma "máquina do tempo" para os seres vivos.
Separados por cinco décadas, o britânico John Gurdon, 79, e o japonês Shinya Yamanaka, 50, deram passos fundamentais na busca por transformar células adultas, com "profissão" definida no organismo, em equivalentes das células embrionárias, com potencial quase ilimitado para virar componentes de ossos, músculos, rins e cérebro, por exemplo.
Infectar células adultas com essa "síndrome de Peter Pan" ainda não produziu curas milagrosas, mas traz a esperança de que, no futuro, seja possível produzir tecidos para transplante sem o risco da rejeição. Os primeiros testes da ideia em pacientes humanos estão a caminho, disse Yamanaka ontem.
E as células reprogramadas já têm se mostrado plataformas interessantes para simular doenças com precisão ou testar novos remédios.
Por tudo isso, o britânico e o japonês vão dividir o prêmio de 8 milhões de coroas suecas, ou R$ 2,4 milhões de reais.


fonte: Folha de São Paulo, 09.10.2012

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Teste de Personalidade




A personalidade humana é algo muito complexo sobre o qual a Ciência ainda tem uma infinidade de questionamentos e certamente obterá muitas informações até hoje negligenciadas sobre ela ainda neste nosso século XXI. Esse teste simples nos traz algumas pistas sobre nossos níveis de extroversão, afabilidade, consciência e abertura a novas experiências. Para realizá-lo, basta clicar no link abaixo:

http://super.abril.com.br/multimidia/info_503387.shtml

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Física no cotidiano




 O professor Adilson de Oliveira, da UFscar, explica conceitos físicos por trás de fenômenos e objetos muito presentes na nossa vida e mostra como a ciência está inserida no nosso dia a dia.
"Precisamos incorporar um pouco mais a ciência ao nosso cotidiano, afinal, ela pode ser tão bela e fascinante quanto todos os fenômenos que explica", diz o pesquisador.
Leia a matéria na íntegra em:

http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/fisica-sem-misterio/fisica-no-cotidiano

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Corpo humano abriga quase 10 mil espécies de micróbios




Matéria publicada no jornal Folha de São Paulo, no caderno Saúde + Ciência, traz os resultados de pesquisas detalhadas do Projeto Microbioma Humano, financiado pelos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA, que mapearam pela primeira vez os microorganismos presentes em humanos. Comparar os microbiomas de pessoas saudáveis ao de pessoas com algumas doenças poderão trazer uma revolução na indústria de medicamentos e na terapêutica dessas doenças. Para saber mais, acesse:

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/saudeciencia/48586-corpo-humano-abriga-quase-10-mil-especies-de-microbios.shtml

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Matemática em tudo!


Quando estamos na escola, adoramos ficar dizendo aos nossos amigos: " mas pra que eu preciso aprender isso se não vou usar pra nada?"  O que você não sabe é que já está usando, e muito!



terça-feira, 4 de setembro de 2012

Alimentação saudável



Muito se fala sobre alimentação saudável, mas há ainda muitos mitos a respeito do assunto que nos deixam sempre meio em dúvida se estamos ou não tendo hábitos alimentares corretos. Esse vídeo abaixo, apesar de curto e simples, foi elaborado por nutricionistas, e traz uma síntese do que precisamos efetivamente saber!

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Célula Humana em 3D!



O desenvolvimento da Informática nos permite literalmente navegar em  uma célula humana em 3D! Com tantos recursos, estudar se tornou algo lúdico! Clique no link a seguir que você irá se surpreender:

http://www.youtube.com/watch?v=vF5uGE4gqyA&feature=related

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Viagem ao infinitamente grande e ao infinitamente pequeno



Esse vídeo abaixo é ao mesmo tempo incrível e assustador! Observando a existência a partir de distâncias que aumentam e diminuem em bases decimais, ficamos perplexos em perceber o quanto somos um grãozinho de poeira. Para que estamos aqui? De onde viemos? Há limites da nossa percepção e se há algo que nossa ciência nos ensinou foi o quanto devemos ser humildes.

http://www.youtube.com/watch?v=6IgtwxesIwQ&feature=related

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Bebidas alcoólicas ao microscópio


A empresa americana Bevshots resolveu registrar microscopias de diferentes bebidas. O resultado são imagens incríveis que parecem, até mesmo, obras de arte.


Com o zoom de até mil vezes, usando um microscópio de alta tecnologia, foi possível mostrar que cada líquido tem formato único. A figura mostra o uísque! Para se deliciar com as imagens de outras bebidas, visite o site abaixo! Vale lembrar que bebidas alcóolicas são extremamente nocivas à saúde!






terça-feira, 14 de agosto de 2012

Cronotipo: você "funciona" melhor de dia ou de noite?

Cada um com seu relógio biológico






Alguns adoram acordar cedo e curtir o sol matutino, outros optam pela noite e passam a madrugada trabalhando. Seja qual for a sua preferência, vale a pena conhecer-se.

Os matutinos típicos, que representam de 10 a 12% da população, em geral atingem seu ápice em torno das 13 horas, enquanto os vespertinos, que representam de 8 a 10%, atingem esse pico às 20 horas. Já os chamados indiferentes, que representam cerca de 80% da população, são aqueles que podem apresentar bom desempenho em suas atividades tanto no período matutino quanto no vespertino. O seu pico de temperatura ocorre por volta das 17 horas. O melhor é saber o ritmo do seu corpo.

Abaixo segue o link da matéria na íntegra e um teste que irá ajudá-lo a descobrir o teu melhor horário de atenção e concentração.

http://revistavivasaude.uol.com.br/Edicoes/49/artigo52918-2.asp

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

O coração artificial brasileiro está pronto


Mais barato que modelos estrangeiros e com tecnologia única, ele tem a missão de salvar as vidas daqueles que estão na fila do transplante cardíaco.




De poliuretano, pouco maior que uma laranja e pesando 700 g, “isso” que Andrade segura é o protótipo do primeiro coração artificial desenvolvido no Brasil. Resultado de 14 anos de pesquisas comandadas por ele, a peça está, desde abril, pronta para ser aplicada em seres humanos. “Fizemos tudo aqui dentro: estudos, peças e testes”, diz o engenheiro. O dispositivo deve ser instalado em 5 pessoas com cardiopatia grave, a partir de junho. A ideia é que dê sobrevida aos pacientes até o recebimento do transplante. “São pessoas que não respondem a medicações, que podem morrer em questão de dias”, diz. Só em São Paulo, segundo a Central de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde, há 109 pessoas na fila de espera do transplante cardíaco. Grande parte precisando de uma doação o mais rápido possível. 
Pelo mundo, os corações artificiais não são novidade. Desde 2001, existe um modelo consagrado. O coração natural é retirado na operação, e o artificial, no lugar dele, passa a ser responsável pelo bombeamento do sangue. No molde brasileiro, porém, nada é extraído. É o primeiro do mundo a funcionar junto ao órgão natural — ainda que enfraquecido. O coração de origem bombeia o sangue para o artificial, que faz o serviço pesado de distribuí-lo pelo corpo. De acordo com Andrade, as vantagens desse padrão são muitas. A primeira é que a cirurgia é mais simples. “Quando se tira o coração é preciso fazer canulação, suturar todas as saídas dele”, diz Andrade. “É muito mais complexo.” 
Outro benefício de não retirar o órgão é que ele pode continuar ditando a frequência do bombeamento de sangue, o que não requer adaptação. Além disso, o modelo traria mais segurança. Se o coração artificial parasse por algum motivo, o natural enfraquecido ficaria como responsável pelo bombeamento. Daria tempo mais que suficiente para ir ao hospital e trocar o aparelho. “Nos modelos estrangeiros, se o coração falhasse, o paciente desmaiaria na hora”, diz Andrade. 
Existe ainda uma quarta vantagem, mesmo que seja, segundo alguns médicos, pouco provável. Por estar no corpo do paciente sem ser exigido e mantendo sua frequência por meio do dispositivo artificial, cogita-se que o órgão natural possa ser recuperado depois de um bom tempo de uso. “É mais uma pretensão que possibilidade”, diz Luis Carlos Bodanese, chefe de cardiologia do Hospital São Lucas PUC-RS. “Em tese, o artificial pode diminuir a deterioração e até regredir os 
do original, mas é difícil que restaure a ponto de funcionar normalmente outra vez.” 

fonte: Revista Galileu, maio de 2012.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Perfume emagrecedor!!!




Se a vaidade é um dos 7 pecados capitais, ela acaba de ganhar um reforço de peso. A perfumaria francesa Veld´s inventou uma fragrância que promete duas coisas: deixar as mulheres com um aroma irresistível e emagrecê-las. Isso mesmo. Um perfume emagrecedor.
Parece brincadeira, mas não é. Se até perfume com cheiro de computador já inventaram, não vai ser um perfume diet que vai te espantar, né? O nome dele é Prends-Moi e seu truque funciona assim: o spray contém -endorfina, neurotransmissor que proporciona a sensação de prazer e bem-estar. Quando a substância entra em contato com as células da camada mais exterior da pele, a sensação de fome diminui e você não sai por aí comendo sem precisar.
Além disso, outros três ingredientes de sua composição aceleram a queima de gordura: a cafeína, a carnitina e o extrato de spirulina ( tudo indica que a rima é totalmente por acaso). Essa combinação de bem-estar com aceleração do metabolismo é a responsável pelos atributos emagrecedores da fragrância.
O Centro de Pesquisa Biológica e Experimentação Cutânea realizou ume estudo que parece comprovar ou pelo menos dar indícios da eficácia do produto. Eles realizaram testes com mulheres entre 18 e 70 anos, que não estavam fazendo regime e nem passavam por tratamento dermatológico. Cerca de 82% das voluntárias sentiram uma sensação agradável logo após se perfumar, enquanto 75% afirmaram que seu apetite foi reduzido após um mês passando Prends-Moi.
O fabricante diz que o ideal é usar o perfume logo de manhã e toda vez que aquela fome fora de hora bater. A novidade chegou à Inglaterra há pouco tempo, mas o suficiente para causar um enorme alvoroço no país: logo após seu lançamento, a lista de espera para adquirir um exemplar tinha 6 mil nomes.
fonte: Revista Galileu- edição de maio de 2012

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Ciência e cultura, o que elas têm em comum?



Para Ildeu de Castro Moreira, diretor de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e conselheiro da SBPC, o debate sobre a relação da ciência com a arte é muito importante porque são duas facetas fundamentais da cultura humana. “Ciência, arte e cultura têm em comum a criatividade inerente ao ser humano”, define. Ele explica que arte e ciência são atividades humanas e sociais baseadas na criatividade e curiosidade.




Físico e divulgador científico, Ildeu ao refletir sobre o “imaginário científico presente na mente de artistas”,  explica que a ciência também tem preocupação estética e guarda semelhanças com a arte. Para ele, há beleza nas teorias científicas. “Equações matemáticas e fórmulas físicas são lindas. Podem parecer chatas em sala de aula, mas contando com a ajuda do olhar de um artista é possível mostrar essa beleza. É preciso aprender a olhar a beleza da ciência, assim como temos que aprender a olhar muita coisa na arte contemporânea”, exemplifica. 

Para Ildeu, as conexões entre ciência e arte são importantes para fazer a divulgação científica chegar mais facilmente ao público. 

segunda-feira, 2 de julho de 2012

A invenção da calculadora




Se realizar certos cálculos complexos com o auxílio das calculadoras já não é algo tão simples, imagine como seria a vida dos matemáticos e engenheiros sem o dispositivo. Felizmente, os instrumentos de cálculos facilitam a vida do homem desde a Idade Antiga.
Podemos dizer que o ábaco foi a primeira calculadora da história. Este instrumento, criado pelos chineses no século 6 antes de Cristo, dispunha de fios paralelos e arruelas deslizantes que eram capazes de realizar contas de adição e subtração. Embora fosse um instrumento bastante limitado, o ábaco acabou sendo o principal mecanismo de cálculo durante os 24 séculos seguintes.
Em 1642, a calculadora, ou melhor, o ábaco, sofreu uma grande evolução, por meio do francês Blaise Pascal. Filho de um cobrador de impostos, Pascal idealizou uma máquina automática de cálculos para ajudar seu pai em sua profissão. A invenção de Pascal foi importante pelo fato de a mesma realizar os cálculos de forma rápida, algo bem diferente do que se via na utilização do ábaco.
Mesmo assim, a máquina de Pascal também realizava apenas operações de adição e subtração. Foi só em 1671 que o filósofo e matemático alemão Gottfried Wilhelm von Leibniz desenvolveu  um mecanismo capaz de realizar as outras operações: a “roda graduada”.
No fim do século XIX e início do século XX, as calculadoras eram objetos de uso bastante restrito. Foi nos anos seguintes, com a criação de máquinas cada vez menores e mais baratas, que a calculadora se transformou no popular instrumento que conhecemos atualmente.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Fractais na natureza

Você sabe o que são fractais?
A geometria euclidiana, que descreve o Universo com base em retas, planos e círculos, acaba empobrecendo enormemente a realidade. Não podemos negar, evidentemente, toda a contribuição que essa geometria deu e continua a dar ao conhecimento humano. Mas o Universo é muito mais complexo e variado do que ela consegue exprimir.
Os fractais são formas geométricas que se caracterizam por repetir indefinidamente um determinado padrão, com ligeiras e constantes variações. O termo fractal foi criado em 1975 por Benoît Mandelbrot, matemático francês nascido na Polônia, a partir do adjetivo latino fractus (= irregular, quebrado), do verbo frangere.



segunda-feira, 25 de junho de 2012

A maior das obras de arte




Como uma simples molécula como o DNA pode esculpir tanta beleza e funcionalidade ao mesmo tempo?  Para os homens, a arte não deve ser funcional, sob o risco de perder tal título. A natureza deve gargalhar das nossas convenções!

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Estudante inventa banho sem água





Esta é mais uma história de um adolescente tendo ideias, mas neste caso, a ideia já está sendo comercializada em sachês.
Ludwick Marishane, 22 anos, estudante da Universidade da Cidade do Cabo, na África do Sul, está comercializando o DryBath, um gel que, segundo ele, mata germes, hidrata a pele, e libera um cheiro agradável. Além de economizar água.
A inspiração para o produto veio de sua adolescência no interior, mais especificamente de um amigo que, como todo bom adolescente, não gostava de tomar banho. Ludwick estava incomodando o amigo para que ele tomasse banho, e o amigo reclamou “por que ninguém inventa uma coisa que a gente passe na pele e não precise tomar banho?”
A proverbial lâmpada ligou na cabeça de Ludwick que, usando o celular (ele não tinha computador para navegar na internet) acessou o Google e a Wikipedia para descobrir que ainda não existia um produto deste tipo. Logo começou a investigar a composição de um gel que poderia ser utilizado para esse fim.
Os orientadores de Ludwick apontaram a ele que as pessoas mais pobres costumam comprar as coisas em unidades, e não em pacotes, assim ele resolveu usar o sachê que “contém” um banho. O sachê individual é vendido a US$0,50 (R$1,00) em comunidades pobres e com acesso limitado a água potável, e a US$1,50 (R$3,00) para clientes corporativos como empresas de transporte aéreo e hotéis.
Com a sua invenção e sua empresa, a HeadBoy, Ludwick ganhou o primeiro prêmio do Global Students Entrepreneur Awards (“prêmio global para o estudante empreendedor”, em tradução livre) de 2011. Ele agora espera que sua empresa se torne líder em fornecimento deste tipo de produto para as regiões pobres do planeta.

fonte: Hypescience.com

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Curiosidades científicas - 2



11. A tênia, um verme que pode viver no sistema digestivo humano, pode atingir quase 23 metros de comprimento.
12. A Terra tem 4,56 bilhões de anos, a mesma idade da Lua e do Sol.
13. Os dinossauros extinguiram-se antes da formação das Montanhas Rochosas e dos Alpes.
14. A aranha viúva negra, come o macho depois do acasalamento.
15. Quando uma pulga salta, a aceleração à qual ela se submete chega à 20 vezes a de um ônibus espacial durante o seu lançamento.
16. Se o sol tivesse apenas 1 centímetros de diâmetro, a estrela mais próxima dele estaria à 285 quilômetros de distância.
17. Astronautas não conseguem arrotar quando no espaço – não existe gravidade para separar os líquidos dos gasosos em seus estômagos.
18. O ar no topo do monte Everest, à 8.850 metros de altura, só tem um terço da densidade que apresenta ao nível do mar.
19. 1/1.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000 de segundos antes do Big Bang, o universo era do tamanho de uma ervilha.
20. O DNA foi descoberto em 1869 pelo suíço Friedrich Mieschler.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Curiosidades científicas - 1




01. A velocidade da luz, geralmente arredondada em 300.000 km/s, é de exatamente 299.792,548km/s.
02. São necessários 8 minutos e 17 segundos para a luz viajar da superfície do sol à terra.
03. 10% de todos os humanos já nascidos, estão vivos neste momento.
04. A terra gira à 1.600 km/h, mas viaja em sua órbita ao redor do sol a mais de 107.000 km/h.
05. Todo ano, um milhão de terremotos sacodem a terra.
06. Quando Krakatoa entrou em erupção, em 1883, a força de sua explosão foi tão grande que pode ser escutada à mais de 7.700 km. de distância, na Austrália.
07. A cada segundo, 100 raios atingem a superfície terrestre.
08. Todo ano, 1.000 pessoas morrem vítimas de raios.
09. Em outubro de 1999, um iceberg do tamanho de Londres, soltou-se do continente Antártico.
10. Se você conseguisse dirigir seu carro na vertical, direto para cima, levaria apenas uma hora para chegar ao espaço (algo em torno de 65 km).

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Natureza antialérgica





Quem vive em áreas com maior biodiversidade tem maior imunidade contra doenças respiratórias e alergias, aponta estudo finlandês. A proteção estaria relacionada à maior quantidade de microrganismos benéficos ao sistema imunológico no corpo dessas pessoas. O artigo na íntegra pode ser lido abaixo:


http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2012/05/natureza-antialergica

terça-feira, 5 de junho de 2012

Peixe-bola



Este peixe do Oceano Pacífico tem a capacidade de inflar seu corpo até adquirir a forma esférica observada na imagem acima. Isso, aliado á presença de espinhos pelo corpo, é uma estratégia incrível para evitar ser devorado por predadores. Mas caso alguém insista em degustá-lo, ele produz uma toxina 1200 vezes mais tóxica que o mortal cianureto.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Mitos científicos-2




Não há gravidade no espaço

Na realidade, há gravidade em todo o espaço. Os astronautas parecem mais leves, porque estão orbitando a Terra. Como a gravidade na Terra é bem maior, eles basicamente estão sempre caindo, mas nunca desembarcam. Uma nave em órbita é como um elevador caindo. Os engenheiros calculam a velocidade da nave para que seja rápida o suficiente para fazer essa queda demorar. Quando a nave baixa a altitude, os astronautas aumentam a potência dos motores para ganhar mais velocidade. Quando um ônibus atinge a altura orbital, a gravidade é reduzida em apenas 10%

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Mitos científicos-1





Alimentos que caem no chão são seguros para comer, se você pegá-lo dentro de cinco segundos

Este mito deve ser óbvio para a maioria dos leitores. Se há germes no chão e a comida cair sobre eles, evidentemente eles vão aderir imediatamente ao alimento. Dito isso, comer germes e sujeira nem sempre é uma coisa ruim, uma vez que nos ajuda a desenvolver um sólido sistema imunológico.
.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Adolescente cria técnica que detecta câncer e leva prêmio




Um adolescente americano de 15 anos venceu um concurso mundial de ciências por inventar um método de detecção de câncer no pâncreas mais eficiente que os tradicionais.
Jack Andrada, estudante da cidade de Crownsville, Maryland, criou um sensor que identifica se uma pessoa tem câncer pancreático, mesmo nos estágios iniciais, com até 90% de precisão.
O teste é feito por meio de um exame de sangue ou de urina. A técnica, patenteada pelo jovem cientista, é 28 vezes mais rápida e cem vezes mais sensível do que os testes atuais.
Pela invenção, Jack Andrada recebeu US$ 75 mil (cerca de R$ 148 mil).

fonte: Folha de São Paulo, 30 de maio de 2012

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Planeta exausto





Os seres humanos consomem, a cada ano, um montante de recursos naturais 50% superior ao que a Terra pode produzir, de forma sustentável nesse mesmo período. Os dados são do relatório "Living Planet", da ONG WWF, divulgado nesta terça-feira (15).
Desde 1966, a demanda por esses recursos se duplicou, acentuando as diferenças entre habitantes de países ricos e pobres. Se cada morador da Terra consumisse como um americano, por exemplo, seriam necessários quatro planetas para responder a essa demanda.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Astronomia maia


Arqueólogos descobrem os mais antigos registros de cálculos astronômicos maias usados para fazer calendários. Os desenhos foram encontrados na parede do escritório de um escriba de 1200 anos atrás e, com  outros achados, desmentem teoria do fim do calendário maia em 2012.


http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2012/05/em-tempo

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Charadas de Química





1)O que disseram para o carbono quando ele foi preso?R: Você tem direito a quatro ligações!

2)E porque ele fugiu?R: Porque deixaram a cadeia aberta!
 
3)O que seis carbonos estão fazendo de mãos dadas com seis hidrogênios na igreja?R: Benzeno!

4)1 carbono e 3 hidrogênios cairam num buraco, o que eles começaram a gritar?
R: Metila daqui, Metila daqui!

5)Como um químico cumprimenta outro químico?R: Halo gênio!

6)Porque o átomo comprou uma câmera digital?
R: Para tirar fóton

7)Porque proibiram o Hidrogênio de ir ao show do metálica?
R: Por que ele não é metal.

8)Que barulho um elétron faz quando cai no chão?
R: Planck

9)O que um professor de química disse aos alunos na época das eleições?
R: Se você não faz parte da solução então faz parte do precipitado!

10)O metil e o metano decidiram pular de um precipício, quem pulou primeiro?
R: O metil, porque ele é o radical.